Conheça o curso

A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas. (Art. 3º Resolução CNE/CES n° 7 de 31 de março de 2004).

 

Os Cursos de Educação Física da UNIVASF foram criados pela decisão nº 11/2008 do Conselho Universitário (CONUNI) da UNIVASF e foram iniciados em agosto de 2009, com a primeira turma de 40 alunos na habilitação Bacharelado. Com sede no Campus de Petrolina, oferecido no período noturno, com duração de 04 anos, 08 períodos letivos nas duas habilitações, oferecendo 80 vagas, sendo 40 vagas para Licenciatura, com ingresso no primeiro semestre e 40 vagas para Bacharelado, com ingresso no segundo semestre de cada ano.

 

A profissão de Educação Física é regulamentada pela Lei 9696 de 1º de Setembro de 1998, que, além de regulamentar a profissão, define as atribuições do Profissional de Educação Física e cria os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

 

Bacharelado

 

O profissional estará habilitado para todos os segmentos do mercado de trabalho no campo das atividades físicas e esportivas, exceto no Magistério da Educação Física no Ensino da Educação Básica (Resolução CNE/CES 7/2004)

 

Licenciatura

 

O profissional terá como campo de atuação a escola na Educação Básica. Habilitado unicamente para o Magistério da Educação Física no Ensino Básico, ou seja, aulas de Educação Física para o 1º e 2º Graus (Resolução CNE/CP nº 1/2002).